O Departamento Municipal do Meio Ambiente instalou no dia 20 de dezembro de 2024, no Balneário da Laguna dos Patos, no município de Tavares, a Placa informativa quanto a Balneabilidade da lagoa no local.
Desenvolvido pela Fundação Estadual de Proteçao Ambiental (FEPAM), o Projeto Balneabilidade verifica a Qualidade da água em praias e Balneários do Rio Grande do Sul, e tem como objetivo informar se elas estão próprias ou impróprias para banho, conforme a classificação abaixo:
– Local com água PRÓPRIA para banho;
– Local com água IMPRÓRIA para banho.
O monitoramento dos pontos contemplados pelo programa (93 ao total este ano- Litoral Norte, Médio, Sul e Lagoas), das águas internas (lagoas) e outras regiões, como Litoral Médio e Sul, é realizado com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).
Para analisar as condições bacteriológicas nas praias e balneários, e classificá-las, são utilizados os parâmetros de Escherichia coli (E.coli), que indicam contaminação fecal, além da contagem de cianobactérias, organismos que podem causar intoxicações, observando os critérios definidos pelas resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005.
A divulgação dos boletins é feita sempre às sextas-feiras, até o último fim de semana de fevereiro. Os dados atualizados estão disponíveis no site (WWW.fepam.rs.gov.br) e mídias sociais da Fepam, e no web aplicativo Balneabilidade.
Os avisos de local próprio ou impróprio recebem destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água.
A Tabela abaixo, informa os resultados divulgados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na última sexta-feira (27/12), no segundo boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2024/2025.